NEWS

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Associação Esportiva Araçatuba e sua História!


Escudo da A.E.A onde os losangos representam
os quatro principais fundadores.
Associação Esportiva Araçatuba , popularmente conhecida como A.E.A é um clube brasileiro de futebol da cidade de Araçatuba, no interior do estado de São Paulo. Fundado em 15 de dezembro de 1972, suas cores são o amarelo, azul e branco (dai retira-se o seu apelido e mascote o Canário da Noroeste). Atualmente, a equipe se encontra licenciada da Federação Paulista de Futebol. A A.E.A foi fundada com o objetivo de terminar com as indas e vindas do futebol em Araçatuba, umas vez que as equipes nasciam e morriam com a mesma facilidade. 



A equipe de futebol mais antiga da cidade de Araçatuba que tentou o profissionalismo foi a Associação Atlética Assistência, fundada em 08 de outubro de 1945, ostentava as cores do município o azul e branco, o uniforme era camiseta branca com golas e calções azuis, ainda lembrado saudosamente pelos mais antigos araçatubenses, tendo participado da quarta divisão do futebol paulista em meados dos anos 60 e atualmente encontra-se extinto.

O time da Associação Atlética Assistência, de Araçatuba, em 1954. Em pé: Jangadinha, Baía, Baiano, Zezão, Hilário, Salvador, Guilherme e Tonico. Agachados: Renato, Teixeira, Miúdo, Mingo, Sola e Bertelli. Hilário, Guilherme, Renato, Teixeira, Miúdo, Mingo e Sola são falecidos. O Assistência foi um dos times que, ao longo da história, representaram Araçatuba no futebol profissional


A primeira equipe profissional da cidade foi o São Paulo Futebol Clube, fundada em 15 de novembro de 1948, nas cores preto, branco e vermelho,  famoso esquadrão regional responsável por inúmeras conquistas regionais na linha da ferrovia Noroeste do Brasil. Em 1948 Araçatuba procurava um rumo no futebol. Não Havia nenhuma equipe de peso na cidade. Então, os desportistas de Araçatuba conseguiram organizar um torneio com o " Trio de 
Ferro", Palmeiras, São Paulo e Corinthians. 
Escudo do Araçatuba Esporte Clube
O título ficou com o tricolor da capital, e surgiu a idéia de se fundar uma equipe com o mesmo nome em sua homenagem. Depois, em 1949 o São Paulo se funde com o Clube Atlético Araçatuba (popular clube amador da cidade), e houve a primeira proposta de mudança de nome, que foi recusada. Apenas em 1954 com a equipe em decadência, que é aprovada a mudança de estatuto e a equipe passa a se chamar Araçatuba Esporte Clube. 

Escudo Clube Atlético Ferroviário
C.A.Flamengo
Em 1956 nasce também na cidade o Clube Atlético Flamengo,  e em 1962 ocorre a volta do São Paulo FC que ainda tenta disputar o profissionalismo mas sem sucesso acaba por sucumbir em 1965; e no ano de 1963 ainda temos o surgimento do Clube Atlético Ferroviário, o famoso "Ferrinho", time amador da cidade que recebeu apoio da prefeitura e tenta o profissionalismo em 1964 e em 1966 é campeão da quarta divisão, mas dura apenas dois anos. 
Araçatuba F.C
E assim, ano a ano, as equipes se sucediam sem ter muito sucesso no âmbito estadual. Em 1968, surge o Araçatuba Futebol Clube, de cores amarela e preta (tigre) apoiado pela Prefeitura. A idéia era fazer um time que realmente representasse bem a cidade; mas a iniciativa durou apenas três anos. 
Escudo do Esporte Clube T.Maia
Então o Araçatuba Futebol Clube em 1971, se transformou no Esporte Clube Tião Maia, conhecido como T.Maia. Assim, o time profissional da cidade passou a ter o patrocínio do frigorífico do milionário pecuarista Sebastião Ferreira Maia. Apenas até 1972, quando o então presidente da Federação Paulista de Futebol, Sr. João Mendonça Falcão, proibiu que os clubes tivessem nome de empresas, foi criada a AEA.
Canário - o mascote da A.E.A

Em 1972, a cidade se reuniu para fazer mais uma tentativa, e nascia a Associação Esportiva Araçatuba - AEA. Já no seu segundo ano de vida, a AEA se tornava campeã. Mas, o regulamento na época não permitia o acesso. A partir de então, a equipe se consolidou e, finalmente, realizou o sonho de todos os torcedores araçatubenses: ter um time na Primeira Divisão (A1), onde chegou em 1992, após vencer - pela segunda vez - a Segunda Divisão. Após uma queda em 1994, retornou novamente em 1995, permanecendo na divisão de elite por vários anos.
Equipe da A.E.A - Campeão Paulista de 1973
 Em pé da esquerda para a direita: O Saudoso Pata (massagista), Almeida, Bauer, Cido, Sobral, Orlandinho, Álvaro e Aimoré Chiquito Ortega (técnico). Agachados da esquerda para a direita: Dr.Geraldo Costa e Silva , Tuta, Piriquito, João Carlos , Sérgio Luiz e Daércio.
Atualmente, o clube encontra-se licenciado pela F.P.F e na tentativa de um retorno a competir pela segunda divisão do campeonato paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário